domingo, 21 de outubro de 2012

"Ser Gay no Brasil"


"Ser Gay no Brasil"


"Como é ser gay no Brasil? NaBahia? De fato, eu não sei como é ser gay nem no Brasil nem nos EUA, mas o outro dia participei da Sexta Parada Gayda Bahia que foi do Campo Grande até o Pelourinho e voltou, como todo mundo dançando e pulando como se fosse o Carnaval em setembro. Eu fui beijada, pegada pelo braço e pelos cabelos e empurrada por todos os lados, e posso dizer que eu não quero esperar que o Carnaval chegue, quero agora!
Mas falando sério, eu tenho amigos gays aqui que me disseram que todo mundo finge não reparar que são gays, mesmo se eles fizessem até quase beijar um outro homem na boca na frente da pessoa. Mesmo assim, as pessoas lhes perguntaram se eu sou ou uma das minhas amigas é a namorada dele. Agora, o que eu quero saber é o motivo daquele pessoa, se é que deseja tanto que o meu amiga seja heterossexual, ou se é que acha que está oferecendo um meio de ser aceito na sociedade brasileira. E se importa, realmente, que uma pessoa seja gay? Na minha escola de capoeira, tem um capoeirista com quem todos os outros brincam com as piadas de "viado" porque sabem que é, e ele não tem problemas com isso. Ao contrário: durante o nosso Dia do Batizado, teve uma roda de samba e se vestiu de mulher e fez uma cena durante a qual dois outros "lutaram" pela direita para ficar com ele/ela.
Falando com colegas de faculdade, tive a percepção de que a sociedade dos velhos tem a reputação de ser machista homofóbica, mas elas querem ser vistas como a nova geração que ~e moderna e aceita as diferenças e individualidades das pessoas. Acho que eu sentiria como elas se sentiram se uma pessoa me perguntasse se todos os americanos são realmente fanáticos religiosos e racistas, especialmente contra os imigrantes. Certo que tem um elemento de verdade em todos os esteriotipos, se não eles não existiriam, mas acho que muito menos dos jovens e asidéias deles concordam com eles. Acho que, por ser diferente do normal só, os gays de todos os cantos do mundo enfrentam hostilidade e discriminação; os casos de violência dependem de casos particulares."

Texto do Blog Boca pra fora

Nenhum comentário:

Postar um comentário